quinta-feira, 19 de junho de 2014

Opinião de um adepto português sportinguista

Hoje publico a opinião do adepto português sportinguista, João Prelhaz, emitida anteriormente ao jogo de Portugal com a Alemanha, mas que só agora foi possível aqui postar.

- Parece-te que os portugueses estão entusiasmados com o Mundial?

Somos portugueses, se cheira a futebol o povo vê, comenta, faz a festa, laça os foguetes e a seguir vai apanhar as canas. Quando a competição em questão é um mundial a coisa ainda fica extravasada.

- És da opinião que há um exagero na forma como os meios de comunicação social têm feito a cobertura da participação portuguesa?

Já estou farto de ouvir falar do joelho do Ronaldo e de ver imagens de tendões rotulianos, por isso sim, acho que há um exagero.

- Vários sportinguistas mostraram indignação por Adrien não ter sido convocado por Paulo Bento. Perfilhas da opinião que este jogador deveria ter sido chamado?

Podendo ser ligeiramente parcial acho que o Adrien devia ter sido convocado, ou no mínimo constar na lista dos sete jogadores de reserva. Se considerarmos o excelente campeonato que ele fez e o facto de o Meireles ter estado lesionado e continuar em dúvida, penso que o Adrien devia estar em Campinas.

- Algum outro jogador deveria ter sido convocado?

Voltando ao Sporting, na minha opinião o Cedric devia ter sido convocado. Fez um época boa e o João Pereira é sempre uma bomba relógio.  Adicionalmente não considero o André Almeida uma boa alternativa. Além do Cedric, o Antunes também merecia e o Eduardo não fez muito para lá estar.

-Tens mais fervor futebolístico pelo Sporting ou por Portugal?

Sofro mais e vibro mais com o Sporting mas sinto mais orgulho nas vitórias grandes da selecção.

- Qual é o ponta-de-lança com o qual achas que Portugal deve jogar?

Caso a hipótese do Ronaldo jogar a ponta de lança estilo míssil apontado à área como no Fifa seja afastada, o Éder parece estar em melhores condições do que os restantes. O Hugo Almeida é assim mais ou menos mau e o Postiga pela época azarada não me parece que esteja muito bem. Caso o Postiga viesse pujante, para mim seria titular.

- Quem deve ser o trinco de Portugal, Miguel Veloso ou William Carvalho? Porquê?

O William, porque é do Sporting e não gosto do Veloso. O William é mais rápido, não se cansa, é mais forte a recuperar bolas e no jogo aéreo, e não se limita a passar para o lado e para trás para evitar que reparem que ele está a jogar.

- Qual é a equipa que a teu ver vai ganhar o Mundial?

Os favoritos são o Brasil e a Alemanha. O Brasil por jogar em casa e pela qualidade que tem e a Alemanha por ser muito forte. A Holanda e a França podem surpreender e no mínimo lutarem pelo terceiro lugar.

- Qual será o melhor jogador?

Depois dos jogos que já vi, o Neymar só não vai ser eleito o melhor se não jogar mais. Não pela qualidade, porque até a tem, mas por ser a figura do Brasil. Se o Blatter decidir será o Messi. O Ronaldo deve ser o jogador mais essencial para a sua equipa, mas o Robben também está forte. Quem não acreditar que pergunte ao Sérgio Ramos e ao Casillas. Por falar em Casillas, já demonstrou que também está forte. A cabeça do van Persie também merece uma menção honrosa.

- Se não ganhar Portugal, qual é a equipa que preferes que ganhe?

Se Portugal não ganhar, o que a não ser que algo muito estranho aconteça se verificará, o Brasil por jogar em casa e por ter potencial para jogar bom futebol ou a Holanda pelo bom futebol ofensivo e por me terem feito sorrir contra a Espanha. A Colômbia depois dos golos de ontem também me agradava só para ver a festa e dança que fariam para celebrar a vitória.

Sem comentários:

Enviar um comentário