quinta-feira, 12 de junho de 2014

Brasil 3 - 1 Croácia

Jogo interessante, principalmente na primeira parte em que o auto-golo de Marcelo agitou a partida e obrigou o Brasil a ir para a frente. E o Brasil fê-lo, pelo menos até marcar o golo através de Neymar, já que posteriormente, com particular incidência na segunda parte, o ataque dos canarinhos, mas também o da Croácia, foi muito incipiente.


A pouco menos de 20 minutos dos 90, surgiu o penalty bastante duvidoso. É verdade que há um toque mas a queda pareceu exagerada. Não marcaria grande penalidade.

Da marca dos 11 metros Neymar quase perdoava mas lá marcou, colocando o Brasil em vantagem no marcador.

Novamente o anfitrião deste Mundial recuou depois do golo e a Croácia recomeçou a rondar a baliza de Júlio César, o que sucedeu até a novo golo do Brasil por Óscar.




O Brasil apresenta um futebol ofensivo mas muito pouco "domesticado", isto é, faz-se valer pela capacidade de cada uma das suas individualidades e não parte de uma organização tática de construção de jogo. Resume-se em grande medida a uma grande corrida, um grande passe, um grande remate e uma grande finta.

É verdade que, ao longo dos tempos, o Brasil europeizou-se, apresentando um futebol mais coeso e trabalhado, mas parece estar recuperado o velho Brasil que, na eventualidade de enfrentar adversários de idêntica valia, terá grandes dificuldades.

Já a Croácia tem bons jogadores e contará com Mandzukic nos próximos jogos. Continua a ser a favorita ao segundo lugar mas estou em crer que o México vai dar trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário