quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Balanço (madrugador) de 2014;



Ainda que estejamos a aproximar-nos apenas do final de Setembro, gostava de lançar, a esta distância o meu balanço de 2014, perspectivando quem pode vir a ser considerado como melhor treinador e melhor jogador do mundo, e também, meter a colherada nesses prémios, dentro de Portugal.
2014 – Melhor Treinador do Mundo
Creio que o pódio está relativamente definido. Joachim Low, Ancelotti, Simeone. Para mim, pela ordem, exactamente inversa. Low, é o vencedor do campeonato do mundo, tendo ganho essa competição de forma absolutamente incontestável e até previsível. Merece o destaque, muitíssimo honroso, mas não o posso colocar ao lado de treinadores de clubes. A luta, para mim renhida, é entre o vencedor da CL, Carlo Ancelotti e um fantástico Simeone, que partindo detrás do Real Madrid e do Barcelona, vence a liga espanhola e apenas perde a liga dos campeões por um detalhe. Mesmo que tivessem armas iguais, Simeone teria legitimidade para chamar a si o troféu de melhor do mundo em 2014. Mas com armas tão diferentes, parece-me que seria injusto o argentino não ganhar.

2014 – Melhor Jogador do Mundo
Esta “era” é marcada, por Ronaldo e Messi. É difícil sair desta dicotomia. No entanto, este ano Messi esteve anormalmente mal, e não creio que seja aquele troféu de melhor jogador do Mundial que lhe possa dar alguma esperança – se as coisas forem justas – a estar, sequer no TOP3. Não esteve nas decisões a nível europeu, não fez um mundial fantástico, nem sequer chegou à final (e mesmo na Argentina a estrela maior foi Di Maria) e não ganhou nem Campeonato nem Taça. O Top 3, seria para mim, liderado por Ronaldo – fez uma muito boa época (não excelente, não recordista, mas muito boa) e venceu a liga dos campeões. Diria que em segundo, se continuar em Outubro, Novembro e Dezembro o que fez em Setembro, Diego Costa. Decisivo no Atlético e agora no Chelsea. Em terceiro, Neuer, venceu o campeonato do mundo, foi talvez o jogador mais decisivo da Alemanha, é muito mais que um guarda-redes, e é representa muito do que é o Bayern de Munique (que convém não esquecer chegou à meia final da champions e ganhou o campeonato alemão).
 
Por cá…

Quanto ao treinador, parece-me não existir dúvidas. 4 troféus internos de 2014, todos ganhos por Jorge Jesus mais uma final europeia. Sobre o jogador, acho que dependerá muito destes meses finais, será entre Enzo, William e Jackson. O segundo, até por jogar numa equipa que está uns furos abaixo de Benfica e Porto, parece partir atrás, Jackson, acaso faça uma grande ponta final de 2014, e se Enzo não atingir os patamares da época passada, pode ameaçar o número 1 do pódio, que para já, a larga distância, me parece entregue a Enzo Peréz. Menção honrosa (muito) para Nico Gaitán.

Sem comentários:

Enviar um comentário