sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Todos os clubes têm energúmenos na sua massa adepta

Há alguns dias Hulk referiu-se a insultos racistas que alegadamente lhe terão sido dirigidos por benfiquistas num jogo (de má memória, digo eu) com o Porto.

O historial de notícias relacionadas com racismo e o jogador Hulk tem já barbas. Vejamos a cronologia de acontecimentos:

01/04/2013 - Em declarações à agência R-Sport, Hulk mostra-se indignado com o "comportamento racista e intolerante" de alguns adeptos do Zenit.

27/09/2014 - Hulk é visado por cânticos racistas por parte de adeptos do Spartak de Moscovo. O clube é posteriormente punido com um jogo à porta fechada.

28/09/2014 - É publicada uma entrevista concedida por Hulk ao Globoesporte na qual afirma:

"Sempre fui bem recebido por aqui. A única coisa que teve meio assim foram alguns jogadores meio enciumados. A torcida sempre me recebeu bem. Eu nunca sofri nenhum tipo de racismo."

"Como disse, eu nunca passei por uma situação assim. Só uma vez em um jogo contra o Benfica. A torcida ficou aquele fazendo aquele barulho (imitando sons de macaco), fiz um gol e calei o estádio. Quando vemos isso, ficamos tristes.[...] Se eu falar que não vi isso acontecer aqui na Rússia com outros jogadores, estaria sendo hipócrita. Não que houvesse xingamentos escancarados, mas aqueles (voltando a repetir sons de macacos). É chato, ouvimos isso... São pessoas sem noção, com a mentalidade pequena."

Não aventando qualquer teoria da conspiração (até porque provavelmente a entrevista é anterior ao jogo com o Spartak) é interessante a proximidade de datas do jogo em que Givanildo foi insultado e da publicação da entrevista. 

Mas mais interessante ainda é que Hulk não esquece o Benfica, e nós percebemos porquê. Foi à conta do Benfica que teve direito a uns meses de férias depois de ter sido provocado no túnel da Luz.

Não obstante, cumpre dar uma nota mais séria a estas declarações de Givanildo. 

Não vou afirmar que é impossível que benfiquistas tenham recorrido a insultos racistas para agastar o jogador. Não poria as mãos no fogo por todos os adeptos do Benfica. 

Afinal 6 milhões é muita gente e há sempre a hipótese de esta família abarcar pessoas que não sabem distinguir o apoio ao seu clube do recurso ao básico insulto ao jogador adversário por este ter a pele mais escura. 

Se a racionalidade não chega, apele-se ao lado emocional. Afinal, de que cor era a pele do melhor jogador de sempre do Benfica e de Portugal? 

1 comentário:

  1. Não sei porquê é que o Hulk alega ter sido alvo de insultos racistas na Luz...o miúdo esqueceu os argumentos utilizados pelo seu clube mãe ( ou será pai, uma vez que o mesmo chamava PC de pai) aquando dos alegados insultos racistas de adeptos do FCP aos jogadores Balotelli e Touré do Manchester! Disse o fcp na altura que os adeptos apenas estavam a entoar o nome do Hulk! Por isso, será que ele sabe mesmo distinguir cânticos racistas de cânticos entoando seu nome?

    ResponderEliminar