sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Prémios, a boca grande de Platini e o escândalo da exclusão de Jesus

Por motivos profissionais não consegui postar, como habitual, ontem Quinta-Feira. Fica o texto hoje.



O de melhor jogador em 2014. Platini, porque não te calas?

O melhor jogador do mundo de 2014, não deve ser evidentemente, o melhor jogador do mundial ou da equipa que venceu o mundial. Posso aceitar o argumento, de que o melhor jogador do mundial, deva estar na equipa que ganhou o mundial, mas mesmo isso é dúbio. Aliás, foi considerado melhor jogador do Mundial, Messi, num dos momentos mais hilariantes do Desporto em 2014. Considerei, que o melhor desse mundial foi Neuer. Porque foi campeão do mundo, porque foi, na minha perspectiva o jogador mais decisivo para o sucesso da Alemanha, porque valeu sempre por dois. Guarda-Redes incrível, libero fantástico, que permitiu à Alemanha jogar 30 metros à frente e sufocar as outras equipas. Neuer, foi de longe o melhor. Depois terá sido Robben, que levou a Holanda às costas. Para melhor do mundo em 2014, a história é outra.
Ronaldo ganhou a competição mais importante, a Liga dos Campeões. Bateu todos os recordes e foi determinante na selecção – jogo com a suécia dos melhores de sempre na carreira. Para mim foi o melhor do mundo, seguido de Neuer, não apenas pelo campeonato do Mundo, mas pelo que fez e ganhou no Munique. O meu terceiro nome, seria Diego Costa, preponderante na chegada à final da Champions pelo Atlético e pela vitória na Liga Espanhola intrometendo-se entre Real e Barcelona. Além disso, está a fazer um arranque incrível num enorme Chelsea de Mourinho.

Diria assim: 1 - Ronaldo, 2 - Neuer, 3 - Diego Costa.
Sobre os treinadores. Inacreditável a lista dos 10 melhores. Klinsmann? Conte?

Jorge Jesus “queixou-se” e com razão. Ganhou tudo aquilo que havia para ganhar no plano interno, lidera o campeonato e chegou a uma final europeia. Aqui tenho mais dúvidas sobre quem merece o galardão. Equaciono entre dois nomeados e um não nomeado (deixando em quarto lugar Joachim Low pela conquista do campeonato do mundo e em quinto Guardiola pelo ganhou na Alemanha e por também ter muito que ver com o sucesso alemão no mundial).
O pódio teria que ter, para mim Ancelloti, venceu a Champions e a Taça do Rei. Simeone, porque chegou a uma final da champions, incrível para o atlético, e ganhou a complicadíssima liga espanhola. Jesus, porque chegou a uma final europeia (que ganharia facilmente não tivesse sido a exibição absolutamente nojenta do arbitro alemão no jogo com o Sevilha) e venceu todos os troféus internos. Foram os três melhores o ano passado.
Se Ancelloti tivesse ganho o campeonato, penso que o caso estaria arrumado. E talvez assim também esteja. Mas, Simeone, perdeu a Champions por um detalhe e venceu um campeonato entre os incríveis Barça e Real, é absolutamente inacreditável. O Coração far-me-ia votar em Simeone, no comparativo com Ancelloti. Jesus? Ganhou o campeonato, ganhou as taças, a supertaça e está em primeiro. Julgo que se bate também resvés com estes dois. Poder-se-á dizer (e bem) que Liga Europa e Champions são diferentes, mas os orçamentos também. E nenhum dos outros dois ganhou tudo o que havia para ganhar internamente. Não consigo avançar com uma hierarquização clara entre os três.
Agora, Jesus não estar nos 3 melhores parece-me injusto. Não estar nos cinco parece-me anedótico. Não estar nos 10 é escandaloso. É muito mais estranho não estar nos 10, do que ser considerado o melhor do mundo em 2014.

P.S. - Lanço o repto a todos para irem à Luz apoiar hoje o Benfica. É um jogo decisivo. Uma não vitória pode ter consequências muito muito negativas para o resto da época. É fundamental o apoio de todos para que "ninguém pare o Benfica", "ninguém pare o Benfica", allez ohhhhh ;)

2 comentários:

  1. E VERGONHOSO DEMAIS A FORMA COMO FAZEM DO JESUS UM CAIXOTE DO LIXO PORTUGUES ,COM OS FARISEUS DA BOLA O FAZEM

    ResponderEliminar
  2. E mais simplório ainda pensar que os "hipócritas" estão apenas nos púlpitos.
    Esta corja dos pasquins merece tratamento de choque e rapido

    ResponderEliminar