domingo, 26 de outubro de 2014

Braga: o 4.º grande?

O Benfica joga hoje contra a equipa que mais trabalho tem dado aos 3 grandes nos últimos anos, mas poder-se-á afirmar que o Braga é o 4.º grande do futebol português?

Esta é uma discussão antiga. O Belenenses assumiu esse estatuto há muitos anos. Posteriormente surgiram V. Guimarães e Boavista. Hoje em dia fala-se no Braga. 

Aliás, em entrevista ao site do clube bracarense, Rafa afirmou que "todos os jogos são difíceis mas tenho noção que este é ainda mais até porque se trata de um jogo contra outro “grande”".


Podemos considerar que o Braga é o clube que se segue aos 3 do costume mas parece-me francamente abusivo colocar o Braga no mesmo barco que Benfica, Sporting e Porto.

Vejamos as estatísticas dos 4 clubes dos últimos 10 anos (de 2003/04 a 2013/14):


Conforme é possível verificar na tabela acima, o Braga continua, quer no confronto direto, quer em títulos vencidos, a léguas dos 3 grandes [cumpre retirar das tabelas 1 vitória ao Porto sobre o Braga uma vez que, por lapso, adicionei o jogo deste campeonato a estas estatísticas].

No entanto, isto obviamente não significa que o jogo de hoje seja fácil. Na realidade, desde que chegou ao Benfica, JJ apenas venceu nas últimas duas deslocações a Braga a contar para o campeonato.

A equipa adversária, por si só, já é difícil, mas o ambiente muito hostil (que amainou nas últimas épocas) parece naturalmente prejudicar a performance da equipa da Luz (recordo o episódio do arremesso das bolas de golfe).

Veremos o que é o Benfica capaz de fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário