quarta-feira, 29 de março de 2017

Aeroporto Cristiano Ronaldo

Volto a este blogue mais de 2 anos depois do último post, numa altura em que o Benfica se encontra no 1.º lugar da classificação, tendo como próximo opositor o Porto que chegará à Luz com um ponto de diferença, mas também numa altura em que Ronaldo se torna o nome do Aeroporto do Funchal.

Acho Ronaldo um exemplo de superação, empenho e sucesso. É verdadeiramente admirável ver o que já conseguiu, tendo nascido pobre e chegado tão longe, sem nunca ter esquecido a própria família que, estou em crer, nunca negligenciou.  

No entanto, o futebol tem uma importância relativa. Até a mim, que sou um fervoroso de futebol, quase choca a importância que se dá ao fenómeno futebolístico com diretos atrás de autocarros, conferências de imprensa sobre nada, comentários enviesados sobre repetições de lances duvidosos e as patacoadas que dirigentes desportivos trocam entre si. 

Nesta linha, não me parece que uma figura futebolística mereça tamanho destaque quanto o de o nome de um aeroporto. Bem sei que é o nome mais conhecido da Madeira. Mas também é o nome mais conhecido de Portugal. Mereceria dar o nome ao aeroporto de Lisboa? Não, de todo. Assim como seria estranho chamar Eusébio (ainda que este tenha uma aura diferente). Parece-me que esse tipo de homenagens tem de ser deixada para pessoas que foram importantes pelo papel interventivo que tiveram na sociedade. 

Assim, ainda que este tipo de homenagens normalmente se deixe para depois da morte (e consigo perceber porquê) chocar-me-ia menos que tivesse sido escolhido o nome de Alberto João Jardim que, pese embora tenha tido uma criticável atuação à frente dos destinos da Madeira, terá desempenhado as sua funções no interesse daquele arquipélago, até prova em contrário. 

Mas convenhamos...não faltavam nomes possíveis, quanto mais não seja o dos que descobriram a Madeira: Tristão Vaz Teixeira, Bartolomeu Perestrelo e João Gonçalves Zarco. Que se chame Ronaldo ao Estádio dos Barreiros ou a uma outra infraestrutura desportiva. 

P.S. O que dizer daquele busto...




Sem comentários:

Enviar um comentário