Não pude seguir os jogos deste grupo como gostaria.
O Equador marcou o primeiro golo por Enner Valencia através de um cabeceamento.
Já na segunda parte Mehmedi, também de cabeça, igualou o marcador.
Já muito perto do final do jogo, Seferovic, numa jogada que tem início na grande área suiça opera a reviravolta, estabelecendo o resultado final.
Jogo completamente dominado pela França que teve do seu lado a fortuna ao ser-lhe concedida uma grande penalidade à beira do intervalo que deu direito a expulsão de Wilson Palacios.
Benzema converteu em golo o castigo máximo.
Para agudizar a desgraça hondurenha, Valladares marcou na própria baliza no início da segunda parte.
Mais tarde, Benzema marcou o terceiro golo.
Finalmente a tecnologia de golo foi útil. A sua utilização tem sido recorrente mas em lances perfeitamente claros. Agora, sim, foi possível perceber através daquele mecanismo se a bola tinha ou não entrado.
Argentina 2 - 1 Bósnia
Vi grande parte deste jogo.
A Argentina mudou de esquema tático ao intervalo, quando vencia por 1-0 (auto-golo de Kolasinac) e a verdade é que chegaria mesmo ao segundo golo através de Messi.
Aos 85 minutos, Ibisevic reduziu para a Bósnia.
Este jogo demonstrou que na Argentina os jogadores mais avançados não defendem. No entanto, esta fragilidade foi mal aproveitada pelos bósnios que atacavam quase sempre com pouca gente e quando pretendiam mudar de flanco ou demoravam demasiado tempo ou o passe era mal efetuado.
Jogo muito intranquilo de Portugal que mostrou poucas ideias para vencer os alemães.
A Alemanha soube aproveitar bem os espaços que lhe foram dados.
A falta de João Pereira na área parece existir e a conduta de Pepe não pode acontecer. O jogador arrisca-se a ficar de fora os próximos dois jogos já que foi-lhe mostrado cartão vermelho direto por agressão.
Paulo Bento apostou em Hugo Almeida para ponta-de-lança, suponho que motivado pela altura do mesmo, mas Éder mostrou ser melhor solução para Portugal.
Creio que William Carvalho deveria ter jogado de início.
Por outro lado, depois da expulsão teria colocado Neto em vez de Ricardo Costa.
A meu ver há um penalty por assinalar por falta sobre Éder mas não devemos pôr em causa o triunfo alemão que foi justo.
Fábio Coentrão lesionou-se e dificilmente jogará outra vez neste Mundial, o que torna o acesso à próxima fase mais complicado.
Esta é a derrota mais pesada de sempre da seleção em fases finais. Se nos reportarmos também a amigáveis, se a memória não me atraiçoa depois do Euro 2000 perdemos 4-0 num jogo com a França.
Resta a Portugal vencer os próximos dois jogos, o que, à partida dará para passar.
Irão 0 - 0 Nigéria
Não foi possível seguir este jogo mas segundo tive oportunidade de ler, foi muito pouco entusiasmante.
De resto, foi o primeiro jogo do Mundial que terminou empatado e no qual não houve golos.
Não pude assistir a este jogo mas ao que pude apurar os EUA foram bastantes eficazes, marcando um golo muito cedo, ainda nem um minuto de jogo havia decorrido, através de Dempsey. Belo golo por sinal.
Já aos 82 minutos, o Gana igualou a partida com um golo de Ayew. Este seria um resultado bastante salutar na perspetiva de Portugal.
No entanto, 4 minutos depois, Brooks, defesa central, subiu ao 1º andar e marcou o segundo golo dos EUA após canto de Jonhathan.
O Gana precisa de vencer a Alemanha no próximo jogo. Já os EUA podem ficar muito próximos do apuramento se empatarem com Portugal, apenas precisando de não sofrer muitos golos com a Alemanha (na eventualidade de perder) ou esperar que Portugal não marque muitos ao Gana (admitindo que vencerá).
Sem comentários:
Enviar um comentário