Avaliando os últimos 10 campeonatos, à 10.ª jornada, verificamos que neste momento, a diferença entre 1.º e 5.º classificados é de 7 pontos. Não é uma vantagem particularmente curta mas também não é de uma dimensão assinalável. No ano passado a diferença era exatamente a mesma, com intervenientes diferentes.
Nesta análise comparativa, parece pertinente também destacar os seguintes aspetos:
- Esta é a primeira vez que Benfica lidera o Campeonato isolado à 10.ª jornada.
- Benfica e Porto aparecem sempre nos 5 primeiros à 10.º jornada.
- O Sporting falha 4 presenças.
- A maior diferença entre o 1.º e o 5.º classificados teve lugar em 2010/11 (ano de má memória para a equipa da Luz) e era de 13 pontos.
- 2010/11 foi também a época em que do Benfica para o primeiro havia maior diferença (10 pontos) e aquela em que os encarnados tinham menos pontos (18 pontos), ex-aequo com 2005/06.
- Só por uma vez o Benfica fez mais pontos do que aqueles que agora tem. Foi em 2012/13 em liderança partilhada com o Porto.
- O clube extra-grandes que aparece num maior número de vezes nos 5 primeiros é o Braga que surge tantas vezes como o Sporting.
- O Benfica tem uma média de pontos conquistados nas primeiras 10 jornadas nas últimas 10 épocas, de 22,2.
Vejamos como serão as próximas jornadas, num campeonato que se prevê difícil. Apesar da inédita liderança isolada, as exibições do Benfica têm de subir de qualidade. Já são muitos os jogos sem a nota artística que sempre caracterizaram o Benfica de JJ, mesmo em 2010/11.
Houve muitas vitórias pela margem mínima (Boavista, Estoril, Rio Ave, Mónaco, Nacional), histórico que por si só poderia nada significar, mas a verdade é que, quer nestes jogos, como noutros, ao Benfica tem faltado a tradicional chama.
Cumpre acreditar.