terça-feira, 11 de novembro de 2014

Avaliação à 10.ª Jornada

Avaliando os últimos 10 campeonatos, à 10.ª jornada, verificamos que neste momento, a diferença entre 1.º e 5.º classificados é de 7 pontos. Não é uma vantagem particularmente curta mas também não é de uma dimensão assinalável. No ano passado a diferença era exatamente a mesma, com intervenientes diferentes.


Nesta análise comparativa, parece pertinente também destacar os seguintes aspetos:

  1. Esta é a primeira vez que Benfica lidera o Campeonato isolado à 10.ª jornada.
  2. Benfica e Porto aparecem sempre nos 5 primeiros à 10.º jornada.
  3. O Sporting falha 4 presenças.
  4. A maior diferença entre o 1.º e o 5.º classificados teve lugar em 2010/11 (ano de má memória para a equipa da Luz) e era de 13 pontos.
  5. 2010/11 foi também a época em que do Benfica para o primeiro havia maior diferença (10 pontos) e aquela em que os encarnados tinham menos pontos (18 pontos), ex-aequo com 2005/06.
  6. Só por uma vez o Benfica fez mais pontos do que aqueles que agora tem. Foi em 2012/13 em liderança partilhada com o Porto.
  7. O clube extra-grandes que aparece num maior número de vezes nos 5 primeiros é o Braga que surge tantas vezes como o Sporting.
  8. O Benfica tem uma média de pontos conquistados nas primeiras 10 jornadas nas últimas 10 épocas, de 22,2.


Vejamos como serão as próximas jornadas, num campeonato que se prevê difícil. Apesar da inédita liderança isolada, as exibições do Benfica têm de subir de qualidade. Já são muitos os jogos sem a nota artística que sempre caracterizaram o Benfica de JJ, mesmo em 2010/11. 

Houve muitas vitórias pela margem mínima (Boavista, Estoril, Rio Ave, Mónaco, Nacional), histórico que por si só poderia nada significar, mas a verdade é que, quer nestes jogos, como noutros, ao Benfica tem faltado a tradicional chama. 

Cumpre acreditar.

sábado, 8 de novembro de 2014

As contas do Benfica




Um quadro com as possíveis contas, sem a preocupação de ser totalmente exaustivo.

Benfica perde com o Zenit

(A Liga dos Campeões torna-se impossível matematicamente. O acesso à Liga Europa fica também dependente de resultados de terceiros e até pode ficar logo impossível à 5.ª Jornada se o Mónaco vencer o Leverkusen)
Leverkusen ganha a Mónaco
Benfica vai à Liga Europa se o resultado que fizer com o Leverkusen em casa na última jornada for melhor que o do Mónaco contra o Zenit.
Leverkusen empata com o Mónaco
O Benfica precisa de ganhar ao Leverkusen e esperar que o Mónaco não ganhe ao Zenit para ir à Liga Europa.
Mónaco ganha ao Leverkusen
Sem hipóteses de ir à Liga Europa.
Benfica empata com o Zenit

(Em caso de empate com o Zenit o Benfica tem uma hipótese residual de ir à Champions League e depende de si para chegar à Liga Europa)
Leverkusen ganha a Mónaco
Neste caso, se o Benfica ganhar ao Leverkusen na última jornada, irá à Champions League a menos que o Zenit ganhe ao Mónaco. A Liga Europa é garantida se o Benfica ganhar o jogo. Se o Benfica empatar com o Leverkusen, soma 6 pontos e a champions é impossível. Mas irá sempre à Liga Europa. Caso o Benfica perca este jogo fica apenas com 5 pontos, os mesmos de Mónaco e Zenit no início da jornada. Se ambos empatarem Benfica fica fora da Liga Europa. Se Mónaco ganhar, Benfica fora da Liga Europa. A única esperança aqui é a de que o Zenit ganhe ao Mónaco e no confronto directo o Benfica conseguiria o terceiro posto.
Leverkusen empata com o Mónaco
Neste caso temos um cenário de seis pontos para o Mónaco e 5 para Benfica e Zenit. Assim, se o Benfica somar 6 (empatando com Leverkusen), irá à Liga Europa caso o Mónaco ganhe ou caso o Zenit ganhe. Se empatarem está fora das competições europeias. Se o Benfica ganhar ao Leverkusen soma 8 pontos. Irá à Champions em caso de empate entre as formações monegasca e russa. Irá à Liga Europa se não existir empate. Se Benfica perder está fora das competições europeias.
Mónaco ganha ao Leverkusen
Neste caso o cenário de partida é 9 Leverkusen 8 Mónaco e cinco para Benfica e Zenit. A hipótese champions League fica fora de hipótese. Se o Benfica ganhar soma 8 pontos e garante a Liga Europa sendo impossível a Champions League. Se Mónaco perder, ficam todos com 8, e Mónaco fica em quarto, Benfica em terceiro Zenit passa. Se Mónaco e Zenit empatarem, é o Monaco que segue na Champions. Se o Mónaco ganhar o mesmo.
Benfica ganha ao Zenit por 0-1

(O Benfica passa a depender de si próprio para chegar à próxima fase da Liga dos Campeões)
Leverkusen ganha ao Mónaco
Neste caso o ponto de partida é sete pontos do Benfica, 5 do Mónaco e 4 do Zenit. Se o Benfica ganhar ao Leverkusen vai à Champions League. Se empatar soma 8 pontos e vai também à Champions. Já se perder, tem que esperar um empate. Se o Zenit ganhar passa o Zenit, indo o Benfica para a Liga Europa, se o Mónaco ganhar, segue o Mónaco.
Leverkusen empata com o Mónaco
Neste caso o ponto de partida, é sete do Benfica, 6 do Mónaco e 4 do Zenit. Vitória com o Leverkusen segue em frente o Benfica. Em caso de empate, soma 8 pontos e apenas não vai à Champions se o Mónaco somar 9 pontos ganhando ao Zenit. Em caso de derrota só segue em caso de empate. O mesmo cenário que se colocou em cima.
Mónaco ganha ao Leverkusen
Neste caso o ponto de partida são 7 pontos do Benfica, 8 do Mónaco e apenas 4 do Zenit. Se o Benfica ganhar ao Leverkusen soma 10 pontos. Se o Mónaco também ganhar ao Zenit soma 11 pontos. Aqui, volte face gigante e é o Leverkusen que com 9 pontos sai da prova. Se o Benfica empatar com o Leverkusen soma 8 pontos e o Leverkusen está apurado.  A única hipótese do Benfica seguir em frente é o Zenit vencer o Mónaco. Se o Benfica perder com o Leverkusen está fora da próxima fase da Liga dos Campeões, sendo que poderá ficar fora da Liga Europa caso o Zenit vença o Mónaco na derradeira jornada.
Benfica ganha ao Zenit por 0-2, 1-3, 2-4 ou qualquer outro resultado com diferença superior a dois golos, e admitindo que na última jornada o goal diference fica favorável ao Benfica.
Leverkusen ganha ao Mónaco
Neste caso o ponto de partida é sete pontos do Benfica, 5 do Mónaco e 4 do Zenit. Se o Benfica ganhar ao Leverkusen vai à Champions League. Se empatar soma 8 pontos e vai também à Champions. Já se perder, por já ter vantagem no confronto com o Zenit, mesmo que o Zenit ganhe vai o Benfica à próxima fase. Apenas se forem os franceses a ganhar é que o Benfica “cai para a Liga Europa”.
Leverkusen empata com o Mónaco
Neste caso o ponto de partida, é sete do Benfica, 6 do Mónaco e 4 do Zenit. Vitória com o Leverkusen segue em frente o Benfica. Em caso de empate, soma 8 pontos e apenas não vai à Champions se o Mónaco somar 9 pontos ganhando ao Zenit. Em caso de derrota só segue em caso de empate ou de vitória do Zenit.
Mónaco ganha ao Leverkusen
Neste caso o ponto de partida são 7 pontos do Benfica, 8 do Mónaco e apenas 4 do Zenit. Se o Benfica ganhar ao Leverkusen soma 10 pontos. Se o Mónaco também ganhar ao Zenit soma 11 pontos. Aqui, volte face gigante e é o Leverkusen que com 9 pontos sai da prova. Se o Benfica empatar com o Leverkusen soma 8 pontos e o Leverkusen está apurado.  A única hipótese do Benfica seguir em frente é o Zenit vencer o Mónaco (Benfica e Mónaco com 8 pontos e Zenit com quatro com vantagem no confronto direto para o Benfica). Se o Benfica perder com o Leverkusen está fora da próxima fase da Liga dos Campeões, sendo que irá sempre à Liga Europa.

Algumas breves conclusões:
Uma derrota do Benfica em São Petersburgo deixa a passagem à próxima da Champions League matematicamente impossível e a ida à Liga Europa também em condições precárias. São precisas várias contas e várias combinações de resultados para poder sonhar.
Um empate em São Petersburgo, deixa o Benfica numa situação muito periclitante  para a Champions e também a precisar de vários resultados. Quanto à Liga Europa, a “coisa” não fica famosa. O Benfica precisará sempre de fazer melhor com o Leverkusen do que o Zenit com o Mónaco.
Uma vitória em São Petersburgo deixa o Benfica apenas a depender de si para continuar em prova deixando a Liga Europa bem encaminhada (e se a vitória for igual ou superior a 0-2 garantida). No caso do Benfica ficar melhor no confronto directo com o Zenit fica ainda melhor posicionado para prosseguir a aventura europeia.
No deve e no haver, consideramos que o empate será muito comprometedor para as aspirações do Benfica pelo que o Benfica deve arriscar muito na vitória. Já me parece mais inteligente garantir o 0-1 do que ir à busca do 0-2.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Europa

Pela segunda vez na história os três grandes venceram na mesma jornada da Champions.

A primeira foi na época de 2007/08. Na altura, o Benfica derrotou o Shakhtar e foi para a Taça UEFA onde acabou por ser derrotado pelo Getafe nos oitavos-de-final (assisti à paupérrima primeira mão no Estádio da Luz); o Porto venceu o Besiktas e passou aos oitavos-de-final, fase em que foi eliminado pelo Schalke 04;  o Sporting levou de vencido o Dínamo de Kiev, também foi redirecionado para a Taça UEFA e nos quartos-de-final foi eliminado pelo Rangers.

Desta feita, o Benfica venceu o Mónaco, o Porto derrotou o Athletic e o Sporting levou a melhor sobre o Schalke.

Dos três apenas vi o jogo do Benfica. A exibição da equipa da Luz foi fraca. A espaços foram conseguidos bons apontamentos coletivos mas parece-me que, em regra, a equipa não tem fio de jogo nem joga em bloco.

É assustador que JJ olhe para o banco e raramente lá encontre quem seja alternativa credível ao 11 inicial. 

Samaris, que raramente corta uma bola sem falta, ainda não fez um bom jogo. 

André Almeida não oferece garantias no lado esquerdo onde ontem andou sempre em perda em relação a Carrasco, tendo sido mal auxiliado por Jardel cuja constante entrega ao jogo admiro mas que não tem a qualidade de jogo necessária para ser titular no Benfica.

Derley lutou mas pouco pôde fazer, perdido lá na frente. 

Os outros jogaram razoavelmente e o golo acabou por surgir mas, sendo este o jogo contra a equipa menos difícil do grupo, exigir-se-ia muito mais da equipa da Luz, claramente superior aos monegascos.


Imagem da página do Benfica no facebook

As perspetivas para os clubes de Lisboa não são as melhores. o Benfica tem uma deslocação dificílima a São Petersburgo e o Sporting ainda jogará fora na última jornada com o Chelsea que hoje não ajudou ao empatar com o Maribor.

O Porto já se apurou.

Esperemos que os clubes portugueses presentes na Liga Europa continuem esta senda de bons resultados que poderá significar uma aproximação ao 4.º lugar do ranking presentemente ocupado pela Itália.

Não será fácil, de todo. O Estoril joga fora com o Dínamo de Moscovo e o Rio Ave recebe o Steaua.

Veremos!