sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Quando saem do Benfica os jogadores passam a super-estrelas

Vender jornais é um negócio como outro qualquer com a especificidade de existir a necessidade de estar sempre a lançar mercadoria nova, i.e. notícias.

No entanto, nem tudo é notícia. Concretizemos (ainda que o título já dê pistas).

Normalmente, quando um jogador sai do Benfica (vendido ou emprestado) passa imediatamente a craque. Sempre que calha a um ex-Benfica marcar um golo, fazer uma assistência, marcar um canto, fazer um lançamento, dar o pontapé de saída, ou pura e simplesmente entrar em campo, obtém o estatuto de jogador do momento. 

Os casos são vários. Cancelo o mais recente, passando por Bernardo Silva, Kardec, Djaló e, pasme-se, Funes Mori, entre outros.

Quando estes jogadores são encostados por não se encontrarem a mostrar futebol suficiente para serem convocados, já não interessa. 

Atenção, no caso dos emprestados, ao clube que empresta até é conveniente que o jogador seja bem sucedido mas diga-se que, mesmo que apenas tacitamente, está sempre subjacente a crítica ao clube que não soube aproveitar o exímio jogador que ali está.

Provavelmente o Benfica até nem é caso único mas é claramente o mais visado por cá.

P.S. Amanhã tudo à Amoreira!

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Balanço (madrugador) de 2014;



Ainda que estejamos a aproximar-nos apenas do final de Setembro, gostava de lançar, a esta distância o meu balanço de 2014, perspectivando quem pode vir a ser considerado como melhor treinador e melhor jogador do mundo, e também, meter a colherada nesses prémios, dentro de Portugal.
2014 – Melhor Treinador do Mundo
Creio que o pódio está relativamente definido. Joachim Low, Ancelotti, Simeone. Para mim, pela ordem, exactamente inversa. Low, é o vencedor do campeonato do mundo, tendo ganho essa competição de forma absolutamente incontestável e até previsível. Merece o destaque, muitíssimo honroso, mas não o posso colocar ao lado de treinadores de clubes. A luta, para mim renhida, é entre o vencedor da CL, Carlo Ancelotti e um fantástico Simeone, que partindo detrás do Real Madrid e do Barcelona, vence a liga espanhola e apenas perde a liga dos campeões por um detalhe. Mesmo que tivessem armas iguais, Simeone teria legitimidade para chamar a si o troféu de melhor do mundo em 2014. Mas com armas tão diferentes, parece-me que seria injusto o argentino não ganhar.

2014 – Melhor Jogador do Mundo
Esta “era” é marcada, por Ronaldo e Messi. É difícil sair desta dicotomia. No entanto, este ano Messi esteve anormalmente mal, e não creio que seja aquele troféu de melhor jogador do Mundial que lhe possa dar alguma esperança – se as coisas forem justas – a estar, sequer no TOP3. Não esteve nas decisões a nível europeu, não fez um mundial fantástico, nem sequer chegou à final (e mesmo na Argentina a estrela maior foi Di Maria) e não ganhou nem Campeonato nem Taça. O Top 3, seria para mim, liderado por Ronaldo – fez uma muito boa época (não excelente, não recordista, mas muito boa) e venceu a liga dos campeões. Diria que em segundo, se continuar em Outubro, Novembro e Dezembro o que fez em Setembro, Diego Costa. Decisivo no Atlético e agora no Chelsea. Em terceiro, Neuer, venceu o campeonato do mundo, foi talvez o jogador mais decisivo da Alemanha, é muito mais que um guarda-redes, e é representa muito do que é o Bayern de Munique (que convém não esquecer chegou à meia final da champions e ganhou o campeonato alemão).
 
Por cá…

Quanto ao treinador, parece-me não existir dúvidas. 4 troféus internos de 2014, todos ganhos por Jorge Jesus mais uma final europeia. Sobre o jogador, acho que dependerá muito destes meses finais, será entre Enzo, William e Jackson. O segundo, até por jogar numa equipa que está uns furos abaixo de Benfica e Porto, parece partir atrás, Jackson, acaso faça uma grande ponta final de 2014, e se Enzo não atingir os patamares da época passada, pode ameaçar o número 1 do pódio, que para já, a larga distância, me parece entregue a Enzo Peréz. Menção honrosa (muito) para Nico Gaitán.

sábado, 20 de setembro de 2014

Benfica nunca perdeu com Moreirense

Já tive a oportunidade de ver um Benfica - Moreirense no Estádio da Luz.

Foi aquele último jogo do Campeonato de 2012/2013, depois da derrota no último minuto no Dragão.

Um jogo em que o Estádio estava bem composto e ainda havia uma ínfima esperança que o Paços de Ferreira, então 3º classificado, pelo menos empatasse com o Porto. Algo que, como todos sabemos, não aconteceu. 

Depois desse jogo na capital do móvel, cujo placard foi inaugurado através de penalty que nem o árbitro japonês do Brasil - Croácia assinalaria, Paulo Fonseca e Josué rumaram ao Dragão, palco que serviria de casa ao Paços na pré-eliminatória da Liga dos Campeões. 

Voltando ao Moreirense, o Benfica nunca perdeu com a equipa de Moreira de Cónegos.

Por 3 vezes o clube da Luz não venceu o pessoal dos quadrados verdes e brancos, terminando o jogo empatado 1-1, duas delas em casa em anos seguidos.


(Imagem do zerozero.pt)

O jogo não são favas contadas, mas em regra o Benfica porta-se bem depois de um desaire europeu, o que associado ao apoio dos benfiquistas perante a derrota, e à diferença entre as duas equipas que se defrontam amanhã na Luz, deverá resultar numa vitória do Benfica. 

De resto, Artur já foi muito útil ao Benfica (mesmo nesta época) mas está na altura de entregar a titularidade ao Imperador mesmo que este esteja coxo.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Catenaccio - Parte I

Em primeiro lugar quero agradecer o convite do maestro romeno para contribuir aqui neste blogue de grande fervor Benfiquista. Espero que o meu contributo (que decididamente não terá a elegância e classe daquele cujo nome adopto) possa, no entanto, ser mais entusiasmante do que o Catenaccio.

Porquê Catenaccio? Porque procurarei que estes textos sejam como era/é (?) o Catenaccio: Pragmático.

Nesta introdução, dizer que não entendo o Catenaccio como uma táctica. Mas antes como uma estratégia. A tática, estanque, interessa pouquissimo. É relativamente indiferente utilizar como modelo base um 4-4-2 ou um 4-3-3. O que existe é estratégia de jogo e maior ou menor compreensão e adaptação a cada momento do jogo. O Catenaccio, como o entendo, baseia-se numa linha defensiva profunda, robusta, num jogo com pouca intensidade, que assenta, sobretudo, no contra-ataque. Esse contra-golpe tem de ser mortifero, a taxa de eficácia tem de ser altíssima, para que em cada duas ou três vezes que se chega à baliza adversária, uma, pelo menos, seja golo.

Nos tempos modernos, não temos o Catenaccio "puro", com um líbero, como foi Sammer ou, no início, Mathaus. Como foi o enorme Franco Baresi. Temos equipas montadas, de forma pragmática, estrategicamente defensivas, apostadas no contra golpe.

Os dois melhores exemplos disso, são a selecção grega de 2004 - com um enorme ponta de lança - e o Chelsea campeão europeu com Di Matteo - com outro enorme ponta de lança.

E o desafio para os leitores fica: Será que o esquema montado por Guardiola, no Barcelona, não é muito mais próximo do Catenaccio do que do Futebol Total da escola Holandes?

Escreverei, salvo motivos ponderosos, todas as quintas. Tentarei, sobretudo, lançar a jornada seguinte, refletindo sobre a anterior e eventuais compromissos europeus. Como o texto já vai longo, não devo detalhar tanto. Circunscrevo-me pois, à jornada europeia, deixando de parte a antevisão da 5.ª Jornada, até porque acho que será um bom momento para um primeiro balanço deste campeonato.

O Futebol Clube do Porto, ganhou, implacavelmente ante o Bate Borisov, confirmando o seu estatuto de favorito à vitória no Grupo e, pelo menos, mostrando credenciais para chegar aos oito melhores da prova. O Porto precisa muito dessa afirmação europeia, precisa também dos milhões da Champions para reequilibrar os cofres. Com a imensidão de opções que tem à sua disposição, Lopetegui pode gerir o plantel de forma relativamente despreocupada pois tem soluções suficientes para lutar em todas as frentes.

Sporting, continua a exibir enormes fragilidades, como seria de esperar. A dupla de centrais é fraquissima, e como tive oportunidade de antever, noutras casas, a saída de Rojo era bem mais decisiva do que a entrada de Nani. Acresce um William Carvalho, com menor qualidade e eventualmente mais desmotivado e um plantel relativamente curto e inexperiente para estas andanças. Sendo, o melhor para o Sporting, chegar aos oitavos de final (receita importante + prestígio + redução de desgaste de uma jornada europeia mais longa na Liga Europa), o suboptimo pode passar pela eliminação. Acho que se o Sporting se aventurar muito pela Liga Europa, o lugar no pódio, no campeonato nacional ficará extraordinariamente dificil.

O nosso Glorioso, perdeu com o Zenit num jogo atípico. É um discurso feito, mas acredito que perdendo o jogo, se ganhou, claramente, uma equipa, uma alma. Foi fantástica a demonstração de apoio dos adeptos e a confiança nesta equipa em remodelação. O Benfica, tem um plantel com menos opções que o ano passado, e Jorge Jesus é colocado numa posição difícil: Tirar Lima e por Derley é difícil. Tirar Gaitán e colocar Ola John é doloroso. Mas tem, para mim, aquele que é, provavelmente, o melhor treinador do mundo. E mantem, 13 ou 14 jogadores com qualidade para lutar pelo campeonato e outras provas domésticas. O Ideal para o Benfica seria uma passagem aos oitavos da champions. Uma epopeia desenfreada na Liga Europa, diferentemente do que sucederia com o Porto, pode ter efeitos ruinosos no campeonato.

Veremos! Até Quinta.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Reforço de peso

A partir de amanhã este blogue contará com a entrada de um novo escriba.

Dou, desde já, as boas-vindas a Ryan Giggs, um reforço fortíssimo para este espaço de opinião.

O Ryan escreverá às quintas, sem prejuízo de outros contributos que entenda pertinente dar.

Continuem a visitar o blogue!

"Um vintém é um vintém..."

O jogo de ontem, além de mostrar que os benfiquistas também dizem "presente" nas derrotas, tornou evidente que hábitos antigos dificilmente se perdem.

Hulk é, sem sombras de dúvida, um jogador muito bom. Tem capacidade de explosão muito acima da média e um remate potentíssimo.

No entanto, quis fazer a sequela do seu verdadeiro hit de 2010 "O que não se deve fazer num Estádio de Futebol" (recordem-se da dança perpetrada pelo indivíduo no túnel à data).

Desta vez, Hulk até foi mais moderado. Só mostrou 2 dedos provocando os adeptos do Benfica. Estou à vontade para abordar este assunto já que censurei JJ por ter feito gesto parecido num jogo com o Tottenham.


Não contente, Givanildo, em declarações à comunicação social (veja-se imagem do Record), declarou ter dado uma alegria ao Porto.


Eu pergunto-me se alguma vez o Javi García, o Coentrão, o Garay, o Di María, o Ramires (apenas para citar alguns) marcando um golo ao Porto teriam declaração semelhante relativamente ao Benfica. 

Tenho quase a certeza que não e isso diz muito.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Adeptos do Benfica mostram apoio incondicional

Estive no Estádio. Foi chocante a forma como aos 5 minutos já perdíamos por 1-0, antes dos 20 Artur é expulso por falta sobre jogador do Zenit isolado e antes dos 25 já estava lá o segundo. 

Marcadores: Hulk que nutre uma profunda amizade pelos stewards do túnel da Luz e Witsel que deixou o Benfica com a frase "Zenit é maior que o Benfica". Só se for em conta bancária, digo eu.

O Benfica ainda lutou por um resultado diferente e o Zenit, cumpre referi-lo, também terá baixado o ritmo, atendendo ao facto de ter 2 golos de vantagem e de estar perante um adversário com 10 unidades.


O que me deixou muito contente foi o modo como os adeptos mostraram estar com a sua equipa, com cânticos nos últimos minutos.

Disse Jorge Jesus no final do jogo: "É a minha sexta época no clube e nunca vi nada assim. A perder por 0-2 perceberam a dificuldade que tivemos por estarmos com menos um jogador e que demos tudo para poder entrar em jogo. Agradeço-lhes do fundo do coração e será muito importante para os próximos jogos" in A Bola.


(Fotografia da página do SLB no facebook)

Já o Presidente afirmou: "Uma equipa que está a perder por 2-0 e termina o encontro daquela forma... é a prova que é o caminho que traçámos e que queremos seguir. Com união, de certeza que vamos conseguir os nosso objetivos. No futuro teremos outro tipo de resultados. Agradeço a todas as manifestações de benfiquismo" in Record.


O rumo é continuar a apoiar!

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Espalhanço quase total sobre JJ e Benfica no site do Zenit

Estava eu a ver o que é que a malta do Zenit acha do Benfica, quando me deparei, na parte do site do clube em inglês, na seguinte passagem:

"Head trainer


Jorge Jesus has been leading the Lisbon side for 5 years and will be celebrating his 60th birthday this summer. Jorge was raised at a different Lisbon club — Sporting. He spent three seasons there with the club and has 12 caps for the national team. After Sporting, he continued his career with several more clubs: C. F. Os Belenenses, U.D. Leiria, Vitória F.C., S.C. Farense among others. His training career began at some of the lesser known clubs, however he distinguished himself while training Sweden’s IK Brage and earned an invitation to train Benfica. During his first season at the helm of the owls, Jorge won the Portuguese Championship, made it to the quarterfinals of the UEFA Cup and was selected as the best trainer in the country."


Os erros estão sublinhados. 

1- JJ nunca foi chamado à Seleção. Aliás, o momento de maior proximidade entre JJ e a seleção é agora, quando se especula sobre o sucessor de Paulo Bento. De qualquer modo, já sabemos que JJ não será selecionador, pelo que nem por aqui seria possível dar o desconto.

2- JJ nunca treinou um clube não português e "cheira-me" que a Suécia não seria a sua primeira opção se tivesse de o fazer.

3- At the helm of the owls significa em português "ao leme das corujas". Não conheço nenhum clube que tenha uma coruja como símbolo e, convenhamos, a águia e a coruja são animais bastante diferentes, além de que as pessoas do Zenit deveriam lembrar-se da águia que os sobrevoou antes de terem perdido por 2-0 em 2011 na Luz.


Cumpre esperar que o Zenit se porte tão bem dentro de campo como no seu site e saia do nosso Estádio com refrescadas memórias da águia. 

domingo, 14 de setembro de 2014

Benfica goleia V. Setúbal sem calções do Porto

Pergunta o leitor: Mas por que raio haveria o Benfica de jogar com calções do Porto? 

Segundo o JN, deveria. Se não, vejamos:


Esta é uma imagem que consta de um poster divulgado pelo JN do qual tive conhecimento pelo Blog de Leste. Como podem ver os calções do equipamento do Benfica têm um símbolo que não é o seu. 

Aliás, é logo o do Porto, aquele clube que disputa todos os anos o título com o clube da Luz. Vamos crer no simples erro e não na deliberada inclusão do dragão nos nossos calções. 

De resto, lembrei-me logo do episódio de Melgarejo com os calções do Porto em casa do Caetano. Recordam-se? Sabem onde está ele agora?


Adiante...vencemos à grande com 5 batatas (das quais três taliscadas). Confesso-me surpreendido com esta veia goleadora do Talisca (sim, foi só num jogo). JJ continua a mostrar que qualquer gajo que chegue ao Benfica pode tornar-se um craque. Ok, não é bem assim. 

Entretanto, Jonas chegou ao Benfica, onde espero que faça melhor que nos últimos anos. Ficar próximo da sua marca de 2010 seria interessante. Será que Jara ou Oliveira sempre serão enviados para a equipa B? Vamos ver.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Entrevista de Cristante ao site Vivo Azzurro na íntegra

Como eu acho que a grande maioria dos leitores deste blogue não dominam italiano (desmintam-me se quiserem) transcrevo a entrevista de Cristante ao Vivo Azzurro na versão em inglês. 
"He has the same first name as a player who scored a decisive header against Italy almost three months ago. We are referring, of course, to Costa Rica’s Bryan Ruiz. Hopefully, Bryan Cristante’s feet and head will bring joy to the Italian national team instead. The midfielder, who has recently joined Benfica, talked exclusively to VivoAzzurro from the Under-20s’ training camp.
Let’s start with something different: Bryan is not a very common name for a young man from Pordenone… Why did your parents choose that name?
It was just their choice, there is no special reason. My father was born in Canada and lived there for a while too. As a matter of fact, I have two passports, the Canadian one as well. So, they decided to call me that…
If I say 6th December 2011, what comes to your mind?
My very first game in AC Milan first team [in the Champions League against Viktoria Plzen], which was a great experience for me. It was the beginning of it all. I barely even realised that I was making my Champions League debut – I was only 16… The fact that it happened with a team like AC Milan helped me a lot. I have collected more experience since that day and now here I am.
You made your Serie A debut at the Bentegodi Stadium against Chievo last year. You came on for a world-class player such as Kakà. What kind of differences are there between those two debuts?
The Champions League debut was kind of like a ‘prize’. We had already qualified for the next stage and our coach granted me that ‘gift’. At the time of my Serie A debut, I was already part of the first team and I was used to training with them, so it was somehow more important. I was more conscious.
What kind of pressure does a young player feel by wearing important jerseys like those of AC Milan and Benfica?
You have to be aware that you are part of a winning team that is used to winning leagues and cups. Nevertheless, you have to avoid overemphasising that aspect. You just have to stay calm.
Let’s talk about your participation in last season’s UEFA Youth League. One of your goals scored in FC Barcelona was voted by UEFA amongst the five best…
I did not know about that… The other teams had more experience. I do not know why. Maybe it’s because they organise the whole football regime differently abroad, with reserve sides and special youth leagues in England and Spain. But Italian teams did well too. AC Milan lost to Chelsea in the last 16. It was a good experience nonetheless.
Who is the best player you faced in that competition?
I only played against Barcelona, so I have to say Sanabria, the player who was recently signed by AS Roma. He scored a brace against us in the first leg.
What about the youth national teams? Who are the best players you have trained with?
I have been playing for the national team since the U15s. I had the opportunity to train with many players, most of them very good. You don’t play for the national team if you’re not good. Some of them play in Serie A now, some others in Serie B… I really don’t know who to name…
Who is your idol, or did you have a role model?
To be honest, I have never had an idol. I have always looked at all great players who played in my position, trying to “steal” something from all of them. There has never been one special player who inspired me the most. If we talk about our national team, I will say Pirlo of course. He is one of the best midfielders in the world.
Central midfielder or inside forward: There were many discussions about your position. Which one do you prefer?
I feel good playing both positions, it makes no big difference to me. It always depends on each player’s characteristics. For my way of playing, it does not change a lot.
How important is the Azzurri shirt to you? Do you sing the national anthem before games?
Yes, I sing it. I love being part of a national team like Italy, which is rich in tradition. We are one of the most important national teams in the world.
There has to be a question about your new club. Benfica were determined to sign you. What about you? Why did you choose Benfica?
They wanted to sign me and I thought it was a good solution. They have tradition, they take part in the Champions League and they are always amongst the top three teams in Portugal. I chose 24 as my shirt number because I had it at Milan as well. It was available, so I decided to stick to it.
As he gets up, we ask him whether he is scared of the Bela Guttmann “curse”. Before leaving Lisbon, the former Benfica coach said that the team would never ever win a European Cup without him. Since then, Benfica have lost five Champions League finals, plus two Europa League finals in the last two seasons. Cristante simply smiles about it. He does not feel the pressure of the Champions League, let alone a curse."

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Portugal perde em Aveiro com a 70.ª melhor Selecção do Mundo

Ao consultar a informação para escrever o título percebi que a Albânia está melhor do que eu pensava no ranking da FIFA. Está, estranha e incrivelmente, à frente da Austrália, de Angola, da Bolívia e da Bulgária, entre outras seleções.

No entanto, isto não serve de desculpa para absolutamente nada.


(Em 2008 foi assim depois de um empate a zero a jogar com 10 albaneses durante metade do jogo)

Portugal jogou muito pouco. E se este jogo era ideal para dar confiança a uma seleção prematuramente afastada do Mundial, teve justamente o efeito contrário.

Há vários aspectos que me deixam em reflexão nesta seleção. 

Desde logo, pergunto se foram apenas os médicos os responsáveis pela paupérrima prestação da seleção no Campeonato do Mundo. 

Pergunto também se a qualidade dos jogadores Vezzo, Horta, Tiba foi significativamente alterada para melhor desde que chegaram a clubes maiores (há uns meses). É que quando estavam em clubes pequenos não serviam mas agora já servem (ainda que perceba o contexto de lesões). O mesmo já havia sucedido com Licá e Josué. 

Duvido que alguém me responda a estas questões mas ficam por aí, para quem as quiser ler.

P.S. Tenho séria dúvidas que a equipa de ontem conseguisse sequer marcar 3 golos a Gibraltar (que joga com um bombeiro à baliza) que a Polónia despachou com 7 batatas em Faro.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

A "jaula" da Luz é uma vergonha. A do Dragão, não.

Em 2011 o Benfica resolveu instalar no seu Estádio uma rede de proteção na zona destinada aos adeptos do clube adversário. Esta rede impediria o arremesso de objetos de e para estes.

O jogo escolhido para a estreia foi o derby. Gerou-se a indignação e o caos. Era uma vergonha o que o Benfica havia feito. Proteger os adeptos?! Onde é que isso já se viu? A polícia autoriza?! A liga também?!

Em consequência a direção do Sporting optou por ver o jogo na chamada "jaula" em sinal de protesto.

Esta indignidade não deixou indiferente o Presidente do Porto que, em Dezembro desse ano, disse "até os animais não gostam de estar enjaulados" (deixemos de parte a sui generis construção desta frase).

Ora, há já vários dias jogou-se o Porto - Lille e qual não é o meu espanto...


Tu queres ver que passou a ser normal, haver zonas de segurança no Estádio?!

Bem...resta salutar a normalização do discurso dos agentes futebolísticos.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Shik'abala alicerces do bom-senso

Quando Shikabala chegou ao Sporting, em Janeiro deste ano, Manuel José (nem te atrevas a chamar-lhe o Mourinho de África, o Mourinho é que é o Manuel José da Europa) afirmou que "é um jogador de enorme talento, mas uma fonte de problemas também. É, de facto, a contratação de um excelente jogador. Se quiser jogar pode ajudar imenso o Sporting, mas também é uma contratação de grande risco. Porquê? Porque tem tido problemas disciplinares nos clubes por onde tem passado".

Já em Agosto, Shikabala ficou retido no aeroporto de Alexandria por falta de documentos. Alguns órgãos de comunicação social sustentaram tratar-se de algo premeditado.

Por estes dias, eis que surge o representante de Shikabala prestando declarações e o que disse o senhor? Que Shikabala anda a gozar com o Sporting!

Por esta não esperava. Não por achar que o jogador tem tido uma conduta irrepreensível, mas reparem: foi o representante que o disse.

Isto para mim já chegava enquanto notícia. Mas eis que aparece o Sporting a defender o jogador...

Mas porquê?! O que ganha o clube de Alvalade com isto? Vai tentar limpar a imagem do rapaz e depois vende-o? 

Se alguém souber que responda na caixa de comentários.

P.S. Grêmio expulso da Copa do Brasil por insultos racistas dos seus adeptos. Aplaudo com veemência. As pessoas têm de perceber que este tipo de ignorância é indesculpável.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Jonas: um bom reforço?

Como já foi sobejamente noticiado há vários jogadores livres que ainda podem assinar por um clube que os pretenda contratar.

O nome mais falado neste retângulo é Jonas Gonçalves Oliveira, jogador que ocupa a posição que, depois do encerramento da época de transferências, permaneceu carenciada no Benfica.

Não tem sido consensual a sua contratação. Muitos defendem que, se não serviu para o Valencia, dificilmente servirá para o Benfica. Outros entenderão que o tipo até dá jeito, até porque pior que o Jara não será.

Confesso que deste jogador vi pouco. Não sei se terei visto, sequer, algum jogo inteiro do avançado. Apenas me recordo de repetições dos golos que foi marcando enquanto estava no Valencia.

Como o conheço mal, passemos a dados objetivos: os golos marcados por Jonas na sua carreira (sim, eu sei que marcar golos não é tudo, mas creio que o Benfica precisa disso, neste momento).














(fonte: zerozero.pt)

A melhor época de Jonas foi a de 2010, ainda no Grêmio. Em 2011 e 2012 o jogador ainda participou em oito jogos da seleção brasileira (todo amigáveis, sendo que a equipa mais forte defrontada foi o México), marcou dois golos (ambos contra o Egipto) e a sua equipa venceu todos os jogos em que participou.

Será Jonas capaz de ser útil para o Benfica? Daria jeito que sim, já que Lima não tem marcado, Derley tem poucos minutos, Jara tem revelado alguma ineptidão, Nelson Oliveira mal tem calçado e Bebé costuma jogar a extremo.

A ver vamos, mas dizem que o salário deste senhor no Valencia era elevado, o que pode prejudicar a sua contratação. Ainda andei a ver se descobri quanto ganhava mas não encontrei qualquer referência credível.

Admitindo que Jonas ingressa no clube da Luz, é quase forçoso que um dos avançados seja empurrado para a equipa B (eventualmente com saída marcada em Janeiro) e, naturalmente, não estou a ver ali nenhum que encarasse com tranquilidade essa possibilidade. 

A lógica diz-nos que seria Nelson Oliveira a ingressar nos B's já que JJ não aposta no moço mas Jara tem mostrado pouco e creio que, na opinião da grande generalidade dos adeptos, a ter de ir alguém para a segunda divisão seria o argentino.

Aguardemos.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Regresso ao blogue num novo registo

Findo que está o Campeonato do Mundo resolvi dar nova vida a este Espaço. Um reparo aqui, um retoque acolá e ficou impecável a la Glorioso!

Aqui me penitencio por praticamente ter deixado o blogue a cheirar a mofo nas catacumbas da blogosfera, mas a verdade é que me encontrava no estrangeiro sem possibilidade de ver os jogos todos. 

Agora, espero voltar com novo ânimo num espaço dedicado, ainda que não exclusivamente, ao Todo-Poderoso Campeão Nacional.

Campeão Nacional esse que parecia que ia ser vítima de um extreme makeover. Não foi extreme, foi moderate, e lá se segurou parte do plantel. 

A ver vamos se este Cristante (que a julgar pelos comentários às notícias em Itália parece mega-amado pelos adeptos rossoneri) se revela um craque.

Menos importante, a meu ver, mas ainda assim com propósito seria a aquisição de um avançado que não se concretizou.

Agora, JJ tem a escolher entre Lima, Derley, Jara, Nelson Oliveira e Bebé. Se fosse eu o treinador (que péssima ideia) meteria ali na frente o Bebé a ver no que dava. Mas como isto não é o FM e mesmo aí pareço um bocado nabo, vamos acreditar que o JJ sabe com quem deve contar.

3.ª Jornada e temos 7 pontos, menos 2 que o Rio Ave, 1.º classificado. Faltam 31 jornadas, vamos ver como corre.

Continuem a visitar que este blogue precisa de vocês.